top of page

blog

Foto do escritorleoshehtman

Refúgio Sustentável: Léo Shehtman assina o projeto arquitetônico e de interiores para residência de Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello em Bragança Paulista



Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, após meses de isolamento em uma chácara no interior de São Paulo durante a pandemia, buscaram o arquiteto e designer Léo Shehtman, amigo de longa data, com a ideia de criar um espaço que integrasse harmoniosamente a natureza ao seu estilo de vida.

O resultado do projeto pode ser visto em uma casa de aproximadamente 1700 m², situada na área rural de Bragança Paulista, em São Paulo.

 

O projeto, inicialmente concebido para abrigar uma horta, evoluiu para uma residência que valoriza ao máximo o uso de acabamentos e materiais sustentáveis, com diversas soluções inteligentes de mobiliário fixo e complementos de alta qualidade. Além dessa premissa, a visão do projeto se baseia na valorização do design autoral brasileiro na ambientação.


As paredes da casa foram desenhadas com tijolos refratários, que têm a função de captar o calor no inverno e mantê-lo dentro da casa. No verão acontece o contrário, os brises impedem que o sol penetre tão incisivamente no interior da casa e as paredes preservam a temperatura. “Dessa forma, o gasto de energia para manter os espaços climatizados é muito menor. Além disso, os painéis solares cumprem a função de aquecer a água que alimenta toda a casa”, detalha Léo Shehtman.


A casa, integrada à natureza circundante, foi cuidadosamente planejada para manter vistas panorâmicas e ambientes verdadeiramente integrados. Em resposta à inclinação do terreno, foram criados três pavimentos, cada um desempenhando uma função específica. O mezanino, construído em estrutura metálica, abriga um cinema, um escritório e um quarto de hóspedes. A descida pela dramática escada helicoidal revela o andar inferior, com espaços de convivência integrados, piscina, academia e um estúdio de dança com camarim.

 

O terceiro andar destaca-se como a ala íntima, com suítes oferecendo vistas deslumbrantes para a mata ou para a represa. A marcenaria com acabamentos em madeira, têxteis e lâminas naturais, proporciona um toque contemporâneo aos espaços, enaltecendo o acervo pessoal de mobiliário do casal e as peças adquiridas para a nova residência.

 

Todo o processo, desde a concepção até a conclusão da obra, levou dois anos. Léo Shehtman destaca a oportunidade única durante a pandemia para aprofundar-se no design brasileiro, desenvolvendo cada detalhe da residência com cuidado, amor e dedicação ao lado de Claudia e Jarbas. Essa jornada transformou um simples sonho de uma casa para os fins de semana em um refúgio sustentável e elegante.




Comments


bottom of page